terça-feira, 20 de setembro de 2011

Jeans e sua marca na história!

História do Jeans por Michelle Kodama
Taí um dos clássicos dos clássicos. Não sai de moda nunca e abrange todos os tipos de estilos.
Na versão oficial, o tecido nasceu em meados do século 19, quando mineradores na época de ouro trabalhavam incessantemente,  em variados tipos de situação e, com isso, precisavam de roupas de material resistente ao trabalho pesado que executavam.
Foi então que os imigrantes Levi Strauss e Jacob Davis resolveram aproveitar a lona usada para fazer barracas como material para vestuário. Foi de Davis a ideia de usar rebites para reforçar a estrutura da calça, feita com o tecido fornecido por Levi. A peça fez sucesso com os mineradores do Oeste americano, e Levi registrou a peça com o seu nome (é do nome dele que vem a marca mais famosa de jeans do mundo - Levi's).


Depois do uso pelos trabalhadores da época de Strauss, o jeans caiu no gosto dos "rebeldes" do cinema, dos hippies dos anos 70, e por aí vai, se tornando uma das peças mais chaves e básicas de nosso guarda-roupa.


O bacana é que, além de alcançar todos os estilos, sempre tem um modelo feito para você e seu tipo de corpo. Vemos desde calças a biquínis, e até peças de decoração com o tecido.

Alexandre Herchcovitch fez uma coleção dedicada totalmente ao denim, na temporada de Primavera/Verão 2011/2012 do Fashion Rio.

Como não tem muito erro com o jeans, resolvi separar looks com tendências que tenho (re)visto bastante nessas temporadas: o modelo de calça flare, a camisa e o combinadinho do jeans com jeans.


A combinação do jeans com jeans, visto como duvidoso anteriormente, aparece sem regras, se usando tom sobre tom, ou com tons e texturas diferentes. O importante é ficar harmonioso. Look meu, de jeans com jeans, aqui.


Pode-se fazer da camisa uma peça chave, usando em conjunto com uma calça, saia ou shorts, ou por cima de um vestido/macacão, criando sobreposições.
Look meu com camisa jeans, aqui.


O modelo flare nada mais é do que o modelo "boca de sino". Sua modelagem vem justa em cima, se abrindo na parte abaixo dos joelhos, com a boca aberta. O bacana dessa peça é que ela se adapta e veste lindamente todos os tipos de corpo, além de dar uma alongada ótima na silhueta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário